domingo, 6 de junho de 2010

Assuntos do nosso jornal

A Educação Integral em Mesquita


A Educação integral tem sido um ideal presente na legislação educacional brasileira e nas formulações de nossos mais brilhantes educadores. Iniciativas diversas, levaram a esse ideal para perto das escolas , implantando propostas e modelos de grande riqueza.

O Programa Mais Educação é um dos componentes do Plano de Ações Articuladas (PAR e tem por objetivo fomentar a educação integral por meio de apoio à atividades sócio-educativas no contra turno escolar, de forma gratuita a crianças e adolescentes.

Em nosso município, o Programa Mais Educação teve início no mês de outubro de 2009,

Oficinas que a Unidade Escolar Lourdes Ferreira de Campos oferece:

• Dança: a monitora Jéssica é responsável pelas oficinas de dança, ela já trabalha a mais de dois anos com essa atividade, participando de vários programas como o Escola Aberta e o Mais Educação.

• Judô: O monitor Marcos é responsável pelas oficinas de Judô. Arbitro da Confederação de judô, treina uma equipe de Judô na Marinha do Brasil e treina as turmas de 6 á 12 anos do Lourdes Campos.

• Jornal Escolar: Esta oficina possui dois monitores: Andréia (cursando Comunicação Social) e o Historiador Alexandre que tem o objetivo de proporcionar aos alunos um elo de comunicação entre a escola a comunidade.

• Acompanhamento Pedagógico: Nossa oficina é monitorada pelas oficineiras Zilza e Marilena que desenvolvem de forma lúdica um trabalho de apoio à aprendizagem do aluno, buscando sua promoção e valorização.

• Recreação: os monitores Junior, Débora e Ana Beatriz, responsáveis por esta oficina, em suas atividades tem por objetivo dar aos alunos a oportunidade de desenvolver aptidões físicas através da brincadeira e da ludicidade.

• Hip-hop: Está é uma das oficinas preferidas pois permite, a expansão do poder criativo a partir da vivência do oral, uma vez que nossos alunos criam sua música baseada na que vivemos dentro de fora da escola, sob a orientação do monitor Bruno.

• Prevenção e Saúde: oficina monitorada por nossas mães educadoras, em horário intermediário das atividades, onde nossos alunos recebem noções de ações preventivas de preservação da saúde física e mental e higienização.

Texto: Diretora Tatiana Quintanilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário