domingo, 6 de junho de 2010

Conversando com a comunidade.

Conversando com a COMUNIDADE

Recebemos em nossa escola o Sr. Luiz Cardoso, morador antigo de Mesquita, residindo aqui a 59 anos. O Sr. Luiz fora convidado para dar uma entrevista a nossos alunos do Jornal Escolar e prontamente, às 14 horas, lá estava ele preparado para ser sabatinado por nossas ferinhas, conhecido como Sr. Neneca, participante ativo do Encontro de Casais com Cristo (ECC), na Igreja Nossa Senhora das Graças. E no passado participávados eventos organizados pelo futebol.

Enquanto o local em que receberíamos nosso convidado estava sendo preparado pelas professoras, o Sr. Luiz, muito a vontade, conversou com a Diretora Tatiana, a Coordenadora do Projeto Mais Educação Márcia e com o monitor do Jornal Escolar Alexandre Santos.

Os alunos do Programa Mais Educação do 4º ano: Alisson, Lucas Motta, Matheus Alberto, Cristiano, Cristyna, Maria Eduarda, Ana Melissa, Davi Braga e Marcela foram responsáveis por esta entrevista que tiveram pontos fortes. Cristiano Netto fez uma execelente pergunta:

“Cristiano - Quantas escolas havia em Mesquita quando o senhor chegou aqui?

SL – Havia duas. Ingressei na escola aqui em 1952/1953, estudei na escola nº 01, com as diretoras Sras. Dona Zilá e Dona Lilis. As dificuldades eram muitas e as salas eram pequenas. Logo depois passei para a escola nº 13, que se situava em frente de onde hoje está localizada a Delegacia Policial de Mesquita, onde hoje existem um bar e restaurante. Alguns dizem que essa escola hoje é a Escola Estadual Ana Neri, mas não sei se é verdade. A admissão era feita em Nova Iguaçu, no Colégio Estadual Rangel Pestana.”

Sr. Luiz falou como era Mesquita Antiga, não possuía ruas calçadas, as que eram calçadas eram de paralelepípedos; água tratada também não havia: haviam “biquinhas” nas esquinas e a população ia lá e pegava baldes de água. As ruas não eram iluminadas, cada pessoa que quisesse colocava um poste dentro de seu quintal e puxava um bico de luz. Havia apenas dois médicos em Mesquita: o Dr. Heitor e o Dr. Piloto, este residindo do outro lado da via férrea.

A entrevista foi muito gratificante para nossos alunos que puderam conhecer pelo olhar de um morador do bairro um pouco da história do nosso município e sobre como o município evoluiu, ressaltando que hoje possuímos 30 escolas municipais.

Mesquita, 16 de Abril de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário