domingo, 6 de junho de 2010

Entrevista no PSF

ESCOLA MUNICIPAL LOURDES FERREIRA DE CAMPOS E A PARCERIA COM PSF CORÉIA


Destinado a famílias cadastradas, o Programa de Saúde da Família tem seu posto localizado na Rua da Escola Municipal Lourdes Ferreira de Campos. Em busca de informações importantes para a comunidade, os alunos do Programa Mais Educação entrevistaram a médica do posto, doutora Célia Vale e as agentes de saúde Luciene Cavalcanti e Suely Brás.

O posto foi fundado pela prefeitura na gestão do atual prefeito Arthur Messias em 24 de setembro de 2006 e é direcionado por uma médica, seis agentes de saúde, um técnico, um administrador e um auxiliar de serviços gerais. Por dia são recebidos em média 35 pacientes, sendo seis idosos, havendo uma procura maior por parte das mulheres. Segundo a médica do posto, os casos de emergência são encaminhados para o Hospital São José, situado neste município, sendo realizados na unidade apenas os primeiros socorros.

As entrevistadas afirmaram que os problemas mais freqüentes do posto se dão pela falta de material de limpeza, material de trabalho, remédios e pela falta de reformas. Com relação às vacinas não oferecidas, alega-se a falta de geladeira, sendo ofertadas vacinas apenas em grandes campanhas, ultrapassando sempre 300 aplicações. Na época do surto de gripe suína, o posto não recebeu nenhum paciente com suspeitas, lembra a agente de saúde Luciene. Nestes quatro anos não houve mortes no posto, que conta com a colaboração de uma médica generalista - sem especialidade no PFS.

O posto ainda possui parceria com a Escola Municipal Lourdes Ferreira de Campos, ajudando o colégio com os alunos que passam mal, prestando os primeiros socorros com consultas e curativos. Segunda a Diretora Tatiana Quintanilha, o PSF Coréia tem sido um grande parceiro, ajudando sempre a escola quando necessário e ajudando a evitar surtos dentro da unidade de escabiose e pediculose, além de toda a atenção dispensada aos funcionários e alunos da escola. A diretora ressalta ainda que a Dra. Célia esta sempre pronta a ajudar a todos e a equipe de enfermagem é sempre muito amiga e participativa. Segundo ela “podemos sempre contar com as funcionárias Jorgina, Luciene, Mônica, Rosimeri, Silvana, Maria Solete, e Suely”.

Conversando com a comunidade.

Conversando com a COMUNIDADE

Recebemos em nossa escola o Sr. Luiz Cardoso, morador antigo de Mesquita, residindo aqui a 59 anos. O Sr. Luiz fora convidado para dar uma entrevista a nossos alunos do Jornal Escolar e prontamente, às 14 horas, lá estava ele preparado para ser sabatinado por nossas ferinhas, conhecido como Sr. Neneca, participante ativo do Encontro de Casais com Cristo (ECC), na Igreja Nossa Senhora das Graças. E no passado participávados eventos organizados pelo futebol.

Enquanto o local em que receberíamos nosso convidado estava sendo preparado pelas professoras, o Sr. Luiz, muito a vontade, conversou com a Diretora Tatiana, a Coordenadora do Projeto Mais Educação Márcia e com o monitor do Jornal Escolar Alexandre Santos.

Os alunos do Programa Mais Educação do 4º ano: Alisson, Lucas Motta, Matheus Alberto, Cristiano, Cristyna, Maria Eduarda, Ana Melissa, Davi Braga e Marcela foram responsáveis por esta entrevista que tiveram pontos fortes. Cristiano Netto fez uma execelente pergunta:

“Cristiano - Quantas escolas havia em Mesquita quando o senhor chegou aqui?

SL – Havia duas. Ingressei na escola aqui em 1952/1953, estudei na escola nº 01, com as diretoras Sras. Dona Zilá e Dona Lilis. As dificuldades eram muitas e as salas eram pequenas. Logo depois passei para a escola nº 13, que se situava em frente de onde hoje está localizada a Delegacia Policial de Mesquita, onde hoje existem um bar e restaurante. Alguns dizem que essa escola hoje é a Escola Estadual Ana Neri, mas não sei se é verdade. A admissão era feita em Nova Iguaçu, no Colégio Estadual Rangel Pestana.”

Sr. Luiz falou como era Mesquita Antiga, não possuía ruas calçadas, as que eram calçadas eram de paralelepípedos; água tratada também não havia: haviam “biquinhas” nas esquinas e a população ia lá e pegava baldes de água. As ruas não eram iluminadas, cada pessoa que quisesse colocava um poste dentro de seu quintal e puxava um bico de luz. Havia apenas dois médicos em Mesquita: o Dr. Heitor e o Dr. Piloto, este residindo do outro lado da via férrea.

A entrevista foi muito gratificante para nossos alunos que puderam conhecer pelo olhar de um morador do bairro um pouco da história do nosso município e sobre como o município evoluiu, ressaltando que hoje possuímos 30 escolas municipais.

Mesquita, 16 de Abril de 2010.


Assuntos do nosso jornal

A Educação Integral em Mesquita


A Educação integral tem sido um ideal presente na legislação educacional brasileira e nas formulações de nossos mais brilhantes educadores. Iniciativas diversas, levaram a esse ideal para perto das escolas , implantando propostas e modelos de grande riqueza.

O Programa Mais Educação é um dos componentes do Plano de Ações Articuladas (PAR e tem por objetivo fomentar a educação integral por meio de apoio à atividades sócio-educativas no contra turno escolar, de forma gratuita a crianças e adolescentes.

Em nosso município, o Programa Mais Educação teve início no mês de outubro de 2009,

Oficinas que a Unidade Escolar Lourdes Ferreira de Campos oferece:

• Dança: a monitora Jéssica é responsável pelas oficinas de dança, ela já trabalha a mais de dois anos com essa atividade, participando de vários programas como o Escola Aberta e o Mais Educação.

• Judô: O monitor Marcos é responsável pelas oficinas de Judô. Arbitro da Confederação de judô, treina uma equipe de Judô na Marinha do Brasil e treina as turmas de 6 á 12 anos do Lourdes Campos.

• Jornal Escolar: Esta oficina possui dois monitores: Andréia (cursando Comunicação Social) e o Historiador Alexandre que tem o objetivo de proporcionar aos alunos um elo de comunicação entre a escola a comunidade.

• Acompanhamento Pedagógico: Nossa oficina é monitorada pelas oficineiras Zilza e Marilena que desenvolvem de forma lúdica um trabalho de apoio à aprendizagem do aluno, buscando sua promoção e valorização.

• Recreação: os monitores Junior, Débora e Ana Beatriz, responsáveis por esta oficina, em suas atividades tem por objetivo dar aos alunos a oportunidade de desenvolver aptidões físicas através da brincadeira e da ludicidade.

• Hip-hop: Está é uma das oficinas preferidas pois permite, a expansão do poder criativo a partir da vivência do oral, uma vez que nossos alunos criam sua música baseada na que vivemos dentro de fora da escola, sob a orientação do monitor Bruno.

• Prevenção e Saúde: oficina monitorada por nossas mães educadoras, em horário intermediário das atividades, onde nossos alunos recebem noções de ações preventivas de preservação da saúde física e mental e higienização.

Texto: Diretora Tatiana Quintanilha.