domingo, 6 de junho de 2010

Entrevista no PSF

ESCOLA MUNICIPAL LOURDES FERREIRA DE CAMPOS E A PARCERIA COM PSF CORÉIA


Destinado a famílias cadastradas, o Programa de Saúde da Família tem seu posto localizado na Rua da Escola Municipal Lourdes Ferreira de Campos. Em busca de informações importantes para a comunidade, os alunos do Programa Mais Educação entrevistaram a médica do posto, doutora Célia Vale e as agentes de saúde Luciene Cavalcanti e Suely Brás.

O posto foi fundado pela prefeitura na gestão do atual prefeito Arthur Messias em 24 de setembro de 2006 e é direcionado por uma médica, seis agentes de saúde, um técnico, um administrador e um auxiliar de serviços gerais. Por dia são recebidos em média 35 pacientes, sendo seis idosos, havendo uma procura maior por parte das mulheres. Segundo a médica do posto, os casos de emergência são encaminhados para o Hospital São José, situado neste município, sendo realizados na unidade apenas os primeiros socorros.

As entrevistadas afirmaram que os problemas mais freqüentes do posto se dão pela falta de material de limpeza, material de trabalho, remédios e pela falta de reformas. Com relação às vacinas não oferecidas, alega-se a falta de geladeira, sendo ofertadas vacinas apenas em grandes campanhas, ultrapassando sempre 300 aplicações. Na época do surto de gripe suína, o posto não recebeu nenhum paciente com suspeitas, lembra a agente de saúde Luciene. Nestes quatro anos não houve mortes no posto, que conta com a colaboração de uma médica generalista - sem especialidade no PFS.

O posto ainda possui parceria com a Escola Municipal Lourdes Ferreira de Campos, ajudando o colégio com os alunos que passam mal, prestando os primeiros socorros com consultas e curativos. Segunda a Diretora Tatiana Quintanilha, o PSF Coréia tem sido um grande parceiro, ajudando sempre a escola quando necessário e ajudando a evitar surtos dentro da unidade de escabiose e pediculose, além de toda a atenção dispensada aos funcionários e alunos da escola. A diretora ressalta ainda que a Dra. Célia esta sempre pronta a ajudar a todos e a equipe de enfermagem é sempre muito amiga e participativa. Segundo ela “podemos sempre contar com as funcionárias Jorgina, Luciene, Mônica, Rosimeri, Silvana, Maria Solete, e Suely”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário